A Nintendo foi criada em 1889 por Fusajiro Yamauchi e vendia cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês.
Em 1950 seu bisneto Hiroshi Yamauchi entrou com uma parceria direta com a Disney para produzir cartas com seus personagens estampados e 10 anos depois começou a investir em outras áreas que não deram certo e após a famosa Olimpíada de Tóquio por pouco a Nintendo não foi a falência.
Porém, a volta da empresa foi em 1970 quando começou a produzir pequenos aparelhos equipados com tela de cristal líquido e visto a grande concorrência com Atari e Bandai entra definitivamente nesse ramo.
Foi por volta dos anos 80 que a empresa lançou os fliperamas que não conseguiram emplacar nos Estados Unidos. Com isso o designer Shigeru Miyamoto que trabalhava na empresa há um certo tempo foi chamado para elaborar um jogo melhor em cima do fliperama porém usando padrões minimizados. Shigeru não entendia nada de tecnologia e acabou criando um game de marceneiro chamado Jumpmam que salvava sua namorada de um gorila aí então o Donkey Kong sucesso a partir do lançamento em 1981 e com esse jogo foram lançados dois personagens o gorila-título e o encanador Mário. Daí para frente foram criados jogos bem sucedidos como o Donkey Kong Jr. e Mário Bros. Visto isso a Nintendo criou o NES um tipo de console que "salvou" a industria de videojogos. Com muitas vendas desses consoles a Nintendo consagrou-se líder mundial em games e torna-se simbolo de uma geração.
Em 1989 a Nintendo lança o Game Boy, primeiro videogame portátil que deu inicio a famosa franquia Pokemon.
Essa é a história de umas das maiores empresas produtoras de games do mundo.